Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura de Fátima, em parceria com ADAPEC, lança campanha de vacinação contra Febre Aftosa
Início do conteúdo da página
GESTÃO

Prefeitura de Fátima, em parceria com ADAPEC, lança campanha de vacinação contra Febre Aftosa

  • Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 20h09
  • Última atualização em Terça, 16 de Novembro de 2021, 18h11
imagem sem descrição.

Na manhã desse sábado (06), a Prefeitura Municipal de Fátima/TO em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), lançaram a campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizado na Fazenda Santo Antônio da Enseada, no município de Fátima.

2

Na oportunidade estavam presente no evento, o Prefeito, José Antônio, o Vice-prefeito, Karleandro, fazendeiros locais, além do vice-presidente da ADAPEC, Francisco Ramos e o Diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal, Márcio Resende.

Segundo o gestor municipal, o objetivo da campanha é chamar a atenção dos produtores rurais para vacinarem seus bovídeos (bovinos e bubalinos), pois com a saúde do rebanho preservada haverá ganhos financeiros tanto para o produtor quando para o município, além do bem-estar do animal.

8

 O que é a Febre Aftosa?

Febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) – principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença é causada por um vírus do qual existem 7 tipos, que produzem sinais clínicos similares. Os diferentes tipos só podem ser identificados em laboratório.

Como a Febre Aftosa é transmitida?

O vírus está presente em grande quantidade no fluido das vesículas e também pode ocorrer na saliva, no leite e nas fezes dos animais afetados. A contaminação de qualquer objeto com qualquer dessas fontes de infecção, é uma fonte perigosa de transmissão de um rebanho a outro. No pico da doença o vírus está presente no sangue. Animais infectados começam a excretar o vírus poucos dias antes do aparecimento dos sinais clínicos. Os suínos eliminam grandes quantidades de vírus.

Como a doença é controlada?

Após a detecção da doença, a política de controle básica utilizada é o sacrifício sanitário de animais doentes, eliminação de fontes de infecção, contatos e susceptíveis, para bloquear o avanço da infecção.

A vacinação dos bovinos e bubalinos com vacina oleosa, de acordo com o calendário oficial de cada região, tem papel fundamental na erradicação e prevenção da doença.

registrado em:
Fim do conteúdo da página