Pneus são recolhidos e danos ambientais reduzidos; 2 mil pneus deixaram de poluir o meio ambiente fatimense

Descarte é garantido graças a parceria com empresa de reciclagem

Nesta semana, a Prefeitura de Fátima, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou o recolhimento de pneus que são levados para o aterro sanitário de Fátima. No total, 2 mil pneus foram recolhidos e repassados à empresa Endap, encarregada da destinação adequada do material.

Assim, o material, que antes poderia acumular lixo e gerar danos ao meio ambiente, inclusive acumulando água e atraindo o mosquito da dengue, será reciclado.

Impacto

A estimativa dos órgãos públicos é que mais de 56 milhões de pneus são vendidos em média no Brasil. Deste total somente 27 milhões são destruídos, o que causa um imenso impacto na natureza, considerando que não se tem ao certo o tempo que leva para um pneu ser decomposto na natureza.

A reciclagem e o tratamento do lixo são duas medidas extremamente importantes para a preservação do meio ambiente. Assim, a Prefeitura de Fátima adotou o encaminhamento dos pneus recolhidos – no lixo – fatimense para o descarte adequado, e no caso a reciclagem.

A parceria com a empresa Enap de São Paulo foi a medida adotada. Assim, a terceirizada, Pneus Neto vem à Fátima e, sem qualquer custo ao Município, recolhe o material.

“Assim garantimos que este materiais inorgânicos não sejam descartados no solo e nos nossos ribeirões, ou mesmo fique na área urbana causando problemas à saúde pública”, explica a secretária de Meio Ambiente, Cristiane Silveira.