Boletim Epidemiológico Covid-19 – Fátima (04/06/2020):

Fátima passa a contar com 10 casos confirmados e 2 recuperados nesta quinta, 04. O novo caso desta quinta é um paciente do sexo masculino, de 49 anos, que recentemente esteve em cidade vizinha. O paciente não apresenta mais sintomas, porém será monitorado pela equipe de Saúde.

Já a paciente idosa recebeu alta do isolamento, e entrou para o percentual de curados de Fátima. Os atendimentos realizados pela Prefeitura de Fátima, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, também registram um total de 13 pessoas monitoradas. E o Município volta a ressaltar a necessidade de cumprir as medidas restritivas, considerando inclusive que é crime romper o período de isolamento.

#Boletim Epidemiológico Covid -19 (19 /05/2020) - Fátima contabiliza primeiro paciente recuperado da Covid -19

Nesta terça-feira, 19, o Município comemora a superação da doença pelo primeiro paciente diagnosticado com Covid-19 na cidade. A equipe da Saúde Municipal esteve na residência do paciente e efetivou a liberação dele que já se encontrou com familiares, num momento de emoção.

“O paciente teve um tratamento bem sucedido, e hoje estamos felizes em poder informar sua recuperação”, destacou o prefeito Washington Vasconcelos.

A gestão municipal segue atuando no monitoramento de 16 pessoas. Além disso, mantém o trabalho preventivo, com a exigência de uso obrigatório de máscaras para quem tiver necessidade de sair às ruas. A orientação continua sendo: Fique em casa!

Informações sobre COVID-19 (Corona Vírus):

Nota técnica - 14/05/ 2020

A Prefeitura Municipal de Fátima, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem por meio desta nota técnica, INFORMAR à população fatimense a respeito do Monitoramento dos Pacientes que apresentaram resultado Positivo, bem como de seus familiares e outras orientações.

Neste momento de crise pandêmica em que o mundo vivencia, estamos empenhados em garantir que todos os protocolos orientados pelo Ministério da Saúde sejam cumpridos, atuando em quatro importantes frentes junto às famílias no enfrentamento deste vírus.

Primeira: atuando na área da Saúde, por meio do atendimento e atenção total seguindo todas as orientações e medidas;

Segunda: atuando na área da Assistência Social na disponibilização de alimentos necessários aos pacientes e suas famílias em isolamento domiciliar;

Terceira: com discussões fiscalização e gerenciamento da crise por meio da atuação ativa da Comissão de Gerenciamento da Crise na segurança jurídica necessária de direitos e deveres;

Quarta: por meio do acompanhamento e execução financeira de todas as vertentes através da Prefeitura Municipal de Fátima.

Informamos ainda que seguindo a rigor os protocolos, só serão realizados testes rápidos para Covid-19 em pacientes que apresentarem sintomas gripais à partir do 7º dia do início dos sintomas respiratórios, a fim de evitar resultado ineficaz.

Continuamos nesta luta em busca da garantia da segurança de todos, visto que o vírus encontra-se em nossa cidade e neste momento, todos deverão seguir rigorosamente todas as recomendações, mantendo-se em suas casas e quando necessário, sair com uso de máscaras.

É hora de pensarmos em saúde e em vida. Sejamos responsáveis.

A prevenção é a nossa única solução.

Fátima-TO, Secretaria Municipal de Saúde, 14 de Maio de 2020.

José Raimundo Barbosa

Secretário Municipal de Saúde