Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Carreta de Prevenção de Câncer do Hospital de Amor atenderá as mulheres do município de Fátima-TO
Início do conteúdo da página
Exames Preventivos

Carreta de Prevenção de Câncer do Hospital de Amor atenderá as mulheres do município de Fátima-TO

  • Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2022, 17h39
  • Última atualização em Quinta, 07 de Julho de 2022, 17h39
imagem sem descrição.

Nos dias 25 a 29 de julho, a Carreta de Prevenção de Câncer do Hospital de Amor realizará atendimentos no município de Fátima do Tocantins.

Os exames que serão ofertados são de mamografia, para mulheres de 50 a 69 anos e Papanicolau para mulheres de 25 a 64 anos. Para ser atendida a paciente deve realizar agendamento nos dias 06 a 08 e 11 a 15 de julho das 07hr00 as 11hr00 e das 13hr00 as 17hr00 na Unidade Básica de Saúde, Dr. Antônio Pedro Ribeiro e Eva Vasconcelos. Os documentos necessários para realizar o agendamento são as cópias do:

  • RG;
  • CPF;
  • Cartão do SUS;
  • Comprovante de endereço.

Importância da Prevenção ao Câncer de Mama

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama – o mais comum entre as mulheres, depois do de pele não melanoma – afeta 57 mil mulheres por ano no Brasil. A doença representa 28% dos novos casos de câncer que surgem a cada ano.

Caso seja identificado em fase inicial, o tumor pode ser curável em até 98% dos casos, evitando a retirada do seio e aumentando as chances de tratamento e cura. Para prevenir a doença, a mamografia é considerada um dos procedimentos mais eficazes na detecção precoce do câncer de mama.

A mamografia é um exame indispensável para chegar a um diagnóstico precoce de câncer de mama. Ela é um raio-x que produz imagens de alta qualidade das mamas, que ajudam o médico a identificar tumores que ainda estão pequenos demais para serem sentidos durante o exame de toque.

Papanicolau (exame preventivo de colo de útero)

O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolaou indica se você tem alguma outra infecção que precisa ser tratada. Siga corretamente o tratamento indicado pelo médico.

registrado em:
Fim do conteúdo da página