Página inicial > História

História

Publicado: Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 17h27 | Última atualização em Segunda, 01 de Fevereiro de 2021, 13h38 | Acessos: 2969

Histórico

O município teve origem em 1973, em decorrência do desenvolvimento promovido pela construção da rodovia Belém-Brasília. Com o passar dos anos, a afluência de famílias àquele local de passagem ou à espera de transportes para prosseguir viagens, fez aparecer estabelecimentos para o atendimento público, fixando-se em torno do acampamento. Mais famílias foram chegando ao local, fixando-se em pontos diversos do pequeno núcleo, constituindo suas moradias em ranchos de palha.

O povoado teve um rápido desenvolvimento e os moradores construíram uma escola mantida pela Prefeitura de Porto Nacional. Em 24 de abril de 1964, foi elevado à categoria de distrito. Em 15 de maio de 1982, foi elevado a município com o nome de Fátima. Atrativos naturais: Morro Solteiro Festas populares: Festa da Padroeira, Nossa Senhora de Fátima (13 de maio), aniversário da cidade, festa junina.

Gentílico: fatimense

Formação Administrativa

Pela lei municipal nº 2, de 24-04-1963, é criado o distrito de Fátima, subordinado ao município de Porto Nacional. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Fátima, figura no município de Porto Nacional. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.

Pela lei municipal nº 8111, de 14-05-1976, o distrito de Fátima, foi transferido do município de Porto Nacional para o município de Brejinho de Nazaré. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Fátima, figura no município de Brejinho de Nazaré. Elevado à categoria de município com a denominação de Fátima, pela lei estadual nº 9188, de 14-05-1982, desmembrado de Brejinho de Nazaré. Sede no antigo distrito de Fátima. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1983.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito. Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 1988. Pela nº , de , é criado o distrito de Oliveira do Tocantins e anexado ao município de Fátima.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1993, o município é constituído de 2 distritos: Fátima e Oliveira do Tocantins. Pela lei estadual nº 678, de 26-05-1994, desmembra o município de Fátima o distrito de Oliveira do Tocantins. Elevado à categoria de município com a denominação de Oliveira de Fátima. Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 2007.

Transferência Distrital

Pela lei municipal nº 8111, de 14-05-1976, transfere o distrito de Fátima do município de Porto Nacional para o de Brejinho de Nazaré.