Página inicial > Últimas Notícias > Secretaria Municipal de Saúde de Fátima realiza ação sobre a importância da prevenção à dengue
Prevenção e Saúde

Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus – vírus transmitido por picada de insetos, especialmente os mosquitos. O transmissor é o mosquito Aedes aegypti.

• Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2022, 17h41
  • Última atualização em Terça, 08 de Novembro de 2022, 17h43

destaque 08 11A Secretária Municipal de Saúde de Fátima, realizou hoje nessa segunda-feira (07), uma caminhada pelas principais avenidas da nossa cidade distribuindo folhetos, orientando e conscientizando a população sobre a importância da prevenção à dengue.

A “Ação da Dengue” contou com a parceria da Secretaria do Meio Ambiente, da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, Colégio Estadual Conceição Brito e a APAE.

Como ocorre a transmissão do vírus da Dengue?

Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea do mosquito pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há registro de transmissão por transfusão sanguínea.

Não há transmissão da mulher grávida para o feto, mas a infecção por dengue pode levar a mãe a abortar ou ter um parto prematuro, além do fato de que a gestante está mais suscetível a desenvolver o quadro grave da doença, que pode levar à morte.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém, em populações vulneráveis como crianças ou idosos com mais de 65 anos, o vírus da dengue pode interagir com doenças pré-existentes e levar ao quadro grave ou gerar maiores complicações nas condições clínicas de saúde da pessoa.

Medidas de prevenção:

É importante limpar e verificar regularmente pontos que podem acumular água. Entre as medidas a serem adotadas estão, esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva.

Medidas simples podem ser adotadas, como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água.