Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura de Fátima realiza caminhada de conscientização sobre a prevenção de arboviroses
saúde

• Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2023, 17h37
  • Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2023, 17h37

No dia 31 de maio, a Prefeitura Municipal de Fátima, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma caminhada no setor das Vilas com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção da Dengue, Zika e Chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A ação contou com a participação ativa dos Agentes de Combate a Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Vigilância Sanitária de Saúde, profissionais da secretaria e do vereador Natal.

A iniciativa teve como propósito principal alertar os moradores sobre os riscos e consequências das arboviroses, além de fornecer orientações essenciais para evitar a proliferação do mosquito vetor. Durante a caminhada, foram reforçadas as práticas de prevenção, como a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti, que se reproduz em água parada, principalmente em recipientes como pneus, vasos de plantas e garrafas vazias.

destaque 02 06

Além das orientações gerais, foram tomadas medidas específicas para reduzir a quantidade de mosquitos circulantes nas residências provenientes de fossas abertas. Para tanto, foram instaladas armadilhas em algumas fossas, uma estratégia eficaz para diminuir a população de mosquitos e interromper o ciclo de transmissão das doenças.

Durante a caminhada, o vereador Natal destacou a importância da participação de todos os cidadãos no combate ao mosquito Aedes aegypti. Ele ressaltou que a conscientização e a adoção de medidas preventivas são fundamentais para proteger a saúde da comunidade e evitar epidemias dessas arboviroses.

Além das ações diretas, a caminhada também serviu como um momento de sensibilização e conscientização sobre a necessidade de cuidar dos quintais de forma adequada, evitando o acúmulo de água parada e o descarte de lixo em lugares inapropriados. A atenção a esses aspectos é fundamental para evitar a proliferação do mosquito transmissor e garantir a segurança e o bem-estar de todos.

A Prefeitura Municipal de Fátima reafirma o compromisso de promover ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, em parceria com a comunidade, visando proteger a saúde dos cidadãos e reduzir os casos dessas arboviroses. A conscientização da população é fundamental para o sucesso dessas iniciativas, e a participação ativa de todos é essencial para criar um ambiente mais seguro e saudável.