Página inicial > Últimas Notícias > Campanha Agosto Dourado é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Fátima
AGOSTO DOURADO

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação

• Publicado: Sexta, 27 de Agosto de 2021, 20h59
  • Última atualização em Sexta, 27 de Agosto de 2021, 20h59

Com o objetivo de intensificar as estratégias de incentivo ao aleitamento materno exclusivo a bebês de até 6 meses, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 26 e 27 de agosto de 2021 a campanha “Agosto Dourado”.

Na quinta-feira (26), a programação aconteceu na Unidade Básica de Saúde Eva Vasconcelos e na tarde dessa sexta-feira (27), foi a vez da Vila Tocantins receber as ações da campanha. Durante esses dois dias de evento a programação contou com palestras sobre a Importância do Aleitamento Materno, com Médico e Enfermeiras e atividades físicas com as participantes grávidas, ministrada pela Fisioterapeuta.

A Secretária Municipal de Saúde, Eunice Amorim, destaca a importância das ações da campanha pois mostra aos pais que o leite materno é a melhor alimentação para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil.

A cor definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para celebrar a promoção, a proteção e o apoio às iniciativas, está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

O aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. Protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta.

O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o sexto mês de vida. Segundo a OMS e Unicef, cerca de seis milhões de vidas são salvas a cada ano com o aumento das taxas de amamentação exclusiva dos bebês.

WhatsApp Image 2021 08 27 at 17.43.13